quinta-feira, 30 de julho de 2015

Criança 44 - Tom Rob Smith - Record - 2008


Resenha abaixo não contem spoilers.
(Leiam os 'P.S.' São importantes)

Como investigar um crime em 1950 em pleno regime Stalinista (que não acredita em nenhum tipo de crime a não ser o de traição*), nem quando seus superiores não lhe permitem essa investigação? E nem quando você conhece realmente como é vida das pessoas que tem medo do próprio Regime? E quando sua vida mudar, você vai mudar junto? Vem comigo nessa resenha de, quem não esperava um livro tão bom, Criança 44 do Tom Rob Smith.

Eu comecei a ler esse livro por conta to filme que foi lançado com nomes de peso (resenha de filme é com outra pessoa! Quem sabe aqui no site?!) e como já sou bitch um fã de carteirinha da record e sei como ela trabalha, principalmente com livros históricos (na qual tive uma 'surpresa' que conto mais a frente), já esperava por coisa do mesmo gênero de outros autores. 

(Vamos a sinopse primeiro Higor? eh... vamos!) A história se passa com Liev que tem um dos cargos mais cobiçados da URSS que é investigação e prender suspeitos de crimes. Simples né?! Porém a vida dele começa a mudar quando se vê de frente a uma família, que acreditam que seu filho foi assassinado e não que foi um acidente de trem, mesmo ele não acreditando também nessa afirmação. Vasílli, que morre de inveja de seu superior, desacata e por conta disso ocorre uma briga entre os dois levando Sr. Liev a mudar de vida e quase fugir. (Deixei suspense mesmo! ;) ). 
Tomei como base a sinopse, para você ver como foi mal escrita. (Fiz essa loucura de proposito!)

Ai que venho.... Nas primeiras 150 páginas o livro precisa ser todo construído para você entender  o motivo de várias coisas de estarem acontecendo, principalmente por causa do regime. Como já conheço de Sr. Steve Berry/Tess Gerritsen/Robin Cook/Conn Iggulden e entre outros, eu sei que essa primeira parte é realmente massante, porém, como bom leitor eu insisti. Dito e Feito, NÃO ME ARREPENDI. Depois que ocorre uma determinada situação (Realmente, as vezes me arrependo de não querer dizer spoiler!) o livro toma proporções que você começa a entender até como se comporta o país inteiro frente a um regime. Claro que por conta da fuga o Sr. Liev será perseguido por Vasílli.

Que livro fantástico, ele quando engrena com todas as informações ele vai levando você numa investigação que atinge a um país inteiro (mapa... somente mapa), com altos e baixos, que até nesses momentos são bons, pois trazem coisa nova e você acaba ficando louco para terminar e saber o que acontece no final. (por sinal bem escrito!)

Não poderei me prolongar mas, preciso ressaltar três coisas negativas no livro:
1 - Muda de personagem várias vezes a cada parágrafo e dentro de um único capitulo. Isso confunde bem legal e tive que algumas vezes retroceder de dois parágrafos a duas páginas para entender quem estava falando. 
2 - Epilogo serve como base de uma história para entender o que acontece no final, ou até no meio. Porém, tanto mapa (atrás da capa do livro e de GRANDE importância do meio para o final) quanto o epilogo (servindo como base quando você descobre novas informações sobre Liev) você só usara somente a partir da página 150.
3 -  Mapa somente mostra a investigação, e não o país... achei isso um ponto negativo, pois como não conheço o país, é citado várias cidades e não sei onde essas ficam. 

Me resta agora assistir o filme, na qual pelo trailer já observei gigantes diferenças, e pelas críticas não foi legal. (Vou ver por questão que gosto de comprar. Simples). 

*P.S.: Antes que venham informar como é o regime Stalinista, o que informei lá em cima é o que mostra no livro e não a realidade.  

P.S.: Damn it Record. Esse livro tem continuação de mesmo personagem (mais dois livros!!!). Correr atrás dos livros e depois ler.(Essa é a surpresa)



Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.