sábado, 25 de julho de 2015

Sombra e Ossos (Trilogia Grisha) - Leigh Bardugo - Gutenberg - 2013



Resenha abaixo não contem spoilers.
(Leiam os 'P.S.' São importantes)

Fogo! Terra! Água e Ar! (Capitão Planetaaaaaaa!), não, não é! Avatar a lenda de Aang (que por sinal amo!) não, também não é! Isso que venho falar hoje do Sombra e Ossos da Trilogia Grisha (no título abestado!).




Vamos resumir antes?! Alina Starkov e Maly são dois órfãos criados por um Duque na qual cuida de outros órfãos e não lembra que tem órfãos… (foco Higor! foco! È muito Órfãos kkkk) Nesse Mundo, distópico, todas as crianças aos 8 anos sãos testadas por Grishas que se “autodenominam” conhecedores da pequena ciência (isso só é citado duas vezes no livro inteiro!!!) e não bruxos.


Não são todas, mas pessoa nasce com habilidades diferente sendo elas Aeros(Obvío né?!), Hydros(Dãããã!) e Infernais (Double Dããã!) e um “Coordenador” Darkling que é o Grisha mais Poderoso do Reino que Conjura Sombras com Barulhos de Trovões. Sério, foi isso que entendi.


Para não me alongar, Alina Descobre ao Salvar Maly de um ...AnimaldeNomeEstranhoQueMeEsqueciEToComPreguiçaDeProcurar… e nisso ela descobre que é uma conjuradora do Sol (Lança Raios de Luz como bem entender!) e ao longo do livro vamos ver ela se lascar, ferrar, chorar (essa choradeira deu para encher um galão de 20 litros. SP está precisando!!!!) levar socos, dar socos e conhecer amizades bem estranhas e de gosto duvidoso.


Que alias é um mundo divido em antes de não mar e depois do não mar, onde reina nesse meio (sim, é um mar!) criaturas de ...AnimaldeNomeEstranhoQueMeEsqueciEToComPreguiçaDeProcurar… na qual despedaçam e matam quem tenta passar. Mais informaçao que isso é spoiler!


Vamos juntar Jogos Vorazes, que aliás eu não li o livro e lerei só posterior a todos os filmes acabar por opção minha e somente minha!, ao mundo de Avatar Aang??? Gostei tanto do livro e matei ele em dois Dias. Leitura extremamente fácil e rápida. Nomes Complicados como em toda distopia, mas no 3º capitulo você já esta acostumado e passa despercebido (NÉ SR. MARTIN, que até hoje não gravei nome de todos os personagens! FOCO HIGOR!).


A Construção do mundo ela é tão boa que realmente você se sente dentro dele olhando as paisagens, os caminhos, as arvores e nada em exagero.


Livro peca em 3 coisas que influenciam, mas que não me tiraram o prazer da história/leitura:
1 - Livro se passa em tempos que você se perde. no começo do livro eles com 8 anos, passam-se anos e QUANTOS ANOS ELES TEM?? Até o final do livro não descobri.
2 - Previsível? Sim! (só olhar a sinopse no livro dois, ou pensar bastante!).
3 - ODEIO, com todas as forças, ODEIO quando vem com romancezinho barato dizendo que todos aqueles beijos “SÃO SENSACIONAIS” e mesmo se rolar pegação com outro “O BEIJO É SENSACIONAL!”, se decide menina!!!!


P.S.1: O Livro já teve seu direitos comprados por estúdio para filme com produtor de HP (Harry Potte) e tenho uma leve impressão que será que nem Eragon, não passa do primeiro filme por ser uma adaptação bizonha (espero me queimar com isso!).

P.S. 2: Maly é Rastreador (nossa, isso mudou a minha história!!! - ironia - não mudou não!! - sem ironia)



Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.