sábado, 5 de setembro de 2015

Jogador Numero 1 - Ernest Cline - Leya - 2012


Resenha abaixo não contem spoilers.
(Leiam os 'P.S.' São importantes)

Skoob - Compare e Compre - Loja Recomendada


ESSE LIVRO GENTE!!!! ESSE LIVRO!!! (Foco Higor!!! Foco!) Imagine você viver em um ambiente TRON/MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game), dentro de um Second Life que deu certo, em meio a um futuro de 2044 onde tudo gira em torno dos anos 80! Pense no quão 'Cool' é isso?! Pense no livro bom!!! Vem comigo que tem surpresa no Final!

Wade Watts é um menino, sem nenhuma posse e nem dinheiro, vivendo em um mundo pós apocalíptico onde 95% das pessoas no MUNDO interagem a base de um jogo OASIS, criado por James Halliday que era um Nerd Fanático pelos anos 80. Essa pessoa criou esse jogo durante toda a sua vida e após a sua morte cria um Easter Egg (Surpresa Escondida - não tradução literal!) no valor de 240 BILHÔES de dolares e as pessoas chamadas Caçadores de Ovos (ou Caça-Ovos) tentam achar essa Ovo e nada. A história se passa 5 anos após esse começo e não houve nenhum progresso. Entre Amigos Virtuais e nada na vida física que seja interessante Wade é o primeiro a encontrar a primeira parte de ovo e entra em uma caçada que pode custar sua vida e dos seus amigos.

Por qual motivo demorei tanto tempo de ler esse livro?? Me arrependo disso. Voltado a resenha, estamos numa época que é nostalgia pura dos anos 80 com rebotes, homenagens... só falta as roupas kkk! E um livro que traz, nada mais nada menos que, mais de 900 referências, incluídas na história da forma certa, nos faz ter uma noção de como foi aquela época que tantas pessoas falam que foi uma das melhores,

Tem referências de filmes, séries, animes, músicas, bandas, nomes de objetos de filmes, diretores, atores, atrizes, personagens, cenas específica, games, computadores, videogames, autores, carros, aviões... é tanta referência, que eu como um bom Geek fui saber o que seria cada coisa - já que não vivi essa época, mas foi tantas que eu resolvi fazer uma lista com todas elas (Final do Texto tem uma breve explicação.)

Como é falado no Estados Unidos esse livro é um verdadeiro Nerdgasm (Nerd + Orgasmo, ouvi isso no podcast Matando Robos Gigantes Episódio 4) com tantos detalhes, que são de fazer, até aqueles que também não são Geeks/Nerd, pirar na batatinha - que antigo!. A história em si não é de pirar a cabeça, pois é um enredo parecido com outros livros do gênero, mas o que diferencia é os momentos que a história trás, e dá uma reviravolta no livro quase de 360º além dos brilhantes detalhes.

Os detalhes que ele proporciona como um futuro tecnológico-apocalíptico é de tamanha descrição que você tem como montar em sua mente como seria um traje físico, ou até virtual dos personagens. È tão bem feito esse livro que você tem uma vontade de mergulhar nele e viver no mundo do OASIS para todo o sempre com mundos de Indiana Jones, com Ultramans, com Star Wars e Xwings, com Godzila e seu Arqui-inimigo Mechagodzilla com mais de 100 metros de altura e entre outros mundos que tem até que vencer na pontuação máxima de pacman! (para mim seria impossível conseguir kkk).

O livro só tem um defeito para mim... tinha umas partes que ele fazia referência de determinadas coisas que meio que exagerava... em vez de falar uns dois ou três... fala uns 10! Tirando isso esse livro figura-se entre os 10 melhores livros da minha vida... se não entre os 5 primeiros!*

*Ainda farei essa lista um dia!

"Dezenas de livros, filmes e miniséries tentaram contar a história de tudo o que havia acontecido depois, mas todos estavam errados. Assim, quero registrar o que se passou de fato, de uma vez por todas."

ATENÇÃO SE CHEGOU ATÉ AQUI, SE JUNTE A MIM NA META ABAIXO.

Chega a parte da surpresa. Quem não sabe o é Cote é aquilo que você marca uma parte do livro, seja a lápis, caneta, marca-texto, marca-página, cuspe, orelha de burro ou como queira chamar, (eu não faria esses dai de cima nem a pau... não consigo!) ou um post-it que não danifique o livro. Foi o que fiz com cada referência que reconheci e foram mais de 900! Num pacote de 400 Post-it eu simplesmente usei ele todo!

Tentei achei achar algo do tipo na internet e nada(a lista das referências do livro)... só alguma coisa aqui e acolá.. nem em english por isso resolvi fazer essa lista, porém como sou humano e suscetível a erros é possível que eu tenha deixando passar alguma.. ou coloquei nome em local errado. (Tive um filtro de outra pessoa que conhece bastante... mas nada que a 'internet' - pessoas - não façam melhor.)

Por isso quero contar com ajuda de vocês em aumentar, melhorar, ou refinar... tudo que for de melhor para essa lista ficar perfeita até o final do ano que vem antes do filme...ou quem sabe final desse! :) Link está no final da postagem e muito obrigado, deste já, pelo auxílio!


P.S. 1: Link das referências do livro clique aqui (Docs no google drive - não tem vírus).
P.S. 2: Filme está chegando pelas mãos do grande Steven Spielberg, e vou ser sincero, já não espero muito da adaptação, pois o livro é um universo bem diferente, além de falar de direitos autorais que poderiam até inviabilizar o filme (seja pelo alto valor a ser pago, ou ser de forma extremamente necessário no livro e acabarem não permitindo).

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.