segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O Limiar - David Baldacci - Gutenberg - 2015

Resenha abaixo não contem spoilers.
(Leiam os 'P.S.' São importantes)

Skoob - Compare e Compre - Loja Recomendada


Mais uma Distopia?? Distopia Young Adult?? Escrito por uma autor de Thriller Adulto?? Como assim?? O livro prende você do início ao fim?? Qual a causa de tantas Perguntas?? Fantasia com animais completamente diferentes, suspense de tirar o folego (bem ao estilo de David!) e com final que dá vontade de sequestrar o autor e obrigá-lo a escrever o resto da trilogia, é assim que conhecemos O Limiar de David Baldacci.

Vega Jane vive em Artemísia, local onde é rodeado por pântano que vivem animais que são capazes de matar você com uma simples mordida, e as pessoas vivem ali há algumas centenas de Ciclos (1 Ciclo = 365 Dias) e por tanto a vida se resume a esse local. Vega e seu Irmão John tiveram um avó que sofreu um evento (Acontecimento misterioso, sem testemunhas, onde o corpo da pessoa e seus pertences somem sem rastros) e eles não sabem o motivo. A história se inicia quando seu amigo de profissão Quentin foge para o pântano, não antes deixar algumas pistas para a Vega onde vai descobrindo aos poucos, que o local onde vive deveria lhe dar segurança;... na verdade é rodeado de mentiras.

Fui para ler esse livro por dois principais motivos: 1 - Autor que adoro tanto! 2 - Me indicaram dizendo que o livro é sensacional. Vou julgando literalmente o livro antes de qualquer coisa... por mais que tenham me dado recomendações fortes, fui com a expectativa baixa. E não me arrependi. Matei esse livro com uma ânsia tal qual o Serial Killer mata sua preza. Fui com voracidade e com atenção 100% nele. Me arrependi de não ter livro já logo no lançamento, que livro avassalador.

Queria ressaltar aqui que Vega Jane para mim é uma das protagonistas femininas mais bem construídas que eu conheço. Vou repetir o que diz atrás do livro: "Esqueça Katniss Everdeen. Vega Jane roubou meu coração. Eu li vários livros com protagonistas femininas no últimos anos e nenhuma delas é tão incrível como Vega. (... ) Essa protagonista que quero que minhas filhas leiam e imitem."

Concordo que o início da leitura é bem lenta pois vários termos como Pessoas, Anos, Cachorros, Tempo... foram modificados na história e as vezes você se vê meio perdido. Mas, passado o costume de novos nomes você envereda por uma história de distopia (ah... mais uma??!!!) que não é do mesmo tipo que você lê atualmente. Bem diferente de Divergente, Jogos Vorazes, Sombra e Ossos. Legends.... o livro ele simplesmente reduz isso tudo a uma redoma! Um local que você vive e pelo que fala O Conselho não existe mundo lá fora, além do pântano.

Temos tudo que é bom nesse livro, distopia, suspense, 'assassinato', luta, romance (beeeeeeem sútil), amigos, inimigos, e mágica. Juntar tudo isso é fácil? Não! Mas o David conseguiu de forma primorosa, não somente em 1 livro... mas em 3! Isso mesmo povo... é uma trilogia! Imagine isso virar filme?? Pois vai virar em!!!


Como falei no início da resenha, se alguém sequestrar o David favor solicitar a escrita dos dois livros seguintes, que preciso para ontem! Muito obrigado. :)


P.S. 1: David estava falando que ia lançar um livro juvenil.. a universal falou que queria já os direitos para filmagem!!! O Cara nem lançou o livro e já vendeu os direitos, o cara tá podendo demais!!!

"...Eu era muito nova quando meu avô desapareceu. Podia ter passado tanto tempo com ele. Eu deveria ter passado muito mais tempo com ele, mas a oportunidade havia sido roubada de mim..."

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

Um comentário:

  1. Olá!
    Desde quando comentaram um pouco deste livro, no último
    Clube do livro, eu me interessei. Infelizmente ainda não pude fazer essa leitura, mas as resenhas que leio só me instigam mais. Gostei das suas abordagens para resenhar o livro.

    Não conhecia o Blog, estou te seguindo agora =)
    Abraço.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.