quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O Perfuraneve - Lob Jacques, Benjamin Legrand e Jean-Marc Rochette - Aleph - 2015

Resenha abaixo não contem spoilers.
(Leiam os 'P.S.' São importantes)

Skoob - Compare e Compre - Loja Recomendada


Distopia e Ficção juntos, será que da certo? Metaforicamente transformando a civilização num mundo pós-apocalíptico onde um trem de 1001 vagões que nunca para. Ditadura e povo retratado de forma realista e também brilhante! Vem comigo nessa.

Sinopse: Considerada uma das melhores HQ's de ficção científica, a trama de O Perfuraneve se passa na terrível e eterna Era do Gelo, onde a sobrevivência humana parece impossível. Porém, cruzando as infinitas terras devastadas, o último bastião da humanidade segue, imparável, sobre os trilhos: o Perfuraneve. Esse trem fantástico, de tecnologia revolucionária, é capaz de cruzar a Terra eternamente em moto-contínuo, abrigando os últimos representantes da espécie humana. O que seria a salvação do homem, no entanto, torna-se com o tempo uma cruel reprodução dos bons e velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política como forma de dominação, o embuste religioso e a consequente alienação.

P.S.: Não conheço o cenário de HQ tanto nacional  como estrangeiro(produtores, roteiristas, desenhistas, editores...) pois comecei a leitura realmente (ler como um conhecimento e não somente diversão) esse ano, ENTÃO me perdoa se eu deixar de falar dos envolvidos diretos e indiretos nas HQ(s) que eu resenhar aqui.

Ler HQ's hoje em dia todo mundo lê, mas será que entende o real significado que cada uma tem a dizer? Estamos na moda das Distopias. Aquela que tem como regime Ditatoriais com fiz de promoção do próprio governo e não de seus habitantes. Jogos Vorazes, Divergente, Legends, Sombra e Ossos, Maze Runner. Esqueça por enquanto os romances e nos concentremos no real significado disso tudo.

Ditadores que 'querem' o bem do povo, mas no fim é exclusivo que ele sempre se mantenha no poder aqueles que acredita merecer também. Vemos alguns exemplos na realidade, mas não falei países e nem locais.

O Perfuraneve tem poder de mostrar esse tipo de sociedade toda ambientada no trem para melhorar a compreensão da história como todo. Você vê a diferença entre as castas, entre as pessoas e quando mais para 'frente' melhor as condições chegando até ter caviar para uns e conforto de dá e sobra enquanto os mais para 'trás' ficam em condições que até para comida eles precisam esperar alguém morrer para se alimentar.

Devo salientar que o filme, que foi lançado a dois anos mas só foi lançado aqui no brasil agora - por isso acredito que a HQ tenha sido lançada também perto - conta a primeira parte da HQ que foi divida em 3. Não poderei soltar spoiler, por minha própria política, mas em resumo a segunda e terceira história contam sobre outro trem.

No começo não tem como entender bem o aparecimento do Desbrava-Neve e não finalização da história do Perfuraneve, contudo ambos trens estão relacionados e isso é tudo explicado na história.

Essa HQ é linda. Nada mais tenho como falar, nenhum personagem é aquilo que mostra pois na mudança de classe, ainda mais um contexto como esse, é de esperar que ele evolua ou mude seu conceito. Nenhum personagem é Preto e Branco (Digo em personalidade de ser bom ou mal) e sim todos são em tons de cinza.

Com final que não deixa nada a desejar e vontade a continuação que não tem (oia o spoiler kkk) você fica maravilhado com os traços, a história e tudo que nela cerca. Excelente história, para não só entender o esquema de Distopia, como também para ver uma história em escala que podemos entender o funcionamento deste o seu topo até sua base. As duas ultimas histórias mistura um pouco de cada regime... mas mesmo assim você entende onde está inserido cada uma.

Excelente Critica a sociedade principalmente para nos fazer entender como influencia na nossa vida.

"É bom assistir a esse desfile da paisagem mas também é angustiante... 
Terrivelmente angustiante. é, tudo parece morto, engolido pelo branco"

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

Um comentário:

  1. Olá!
    Não li ainda, apenas vi o filme.
    Já dá vontade de ler só pela beleza da edição da Aleph, bom saber que a HQ é tudo isso e mais um pouco!
    Gostei do blog, estou seguindo!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.