quinta-feira, 22 de outubro de 2015

[Resenha] Ferro, Água & Escuridão - Felipe Castilho - Legado Folclórico - Livro 3 - Gutenberg - 2015

Resenha abaixo não contem spoilers do livro Citado.

Páginas: 288
Informações do Livro: Skoob
Onde Comprar: Compare e Compre - Saraiva - Amazon - Submarino

A terra Prometida
A carne comprometida
A promessa cumprida
A morte fingida

Eu não sei se estou ansioso ou de temeroso. Ansioso porque o final desse livro me deu um tapa na cara, na qual eu não sei o que pensar tamanha surpresa. Temeroso que sei que vem um livro fantástico, sendo ultimo dessa série! Ou seja, me ajuda patrão que to sem chão! Vem comigo nessa para entender o motivo.

Um ano depois da batalha na ilha flutuante de Anistia, Anderson Coelho tenta levar a vida da maneira mais normal possível – mesmo visitando o Reino Onírico todas as noites e estando em dívida com um deus esquecido. Entre provas finais e pesadelos, a calmaria da cidade de Rastelinho é abalada pela influência do magnata Wagner Rios. Ao mesmo tempo, o meio-caipora Zé desaparece após ser enviado para uma missão secreta no Alto Sertão sergipano. Uma força-tarefa de resgate é montada às pressas, e Anderson conta com novos aliados para se infiltrar no reino dos gorjalas – gigantes que se alimentam de carne humana e parecem ter uma relação muito próxima com a Rio Dourado. Algo terrível cresce nas sombras e nos pesadelos, enquanto o passado das pessoas mais próximas de Anderson começa a complicar ainda mais o que já parece uma missão suicida. Com bruxas do sertão, batalhas no Rio São Francisco, uma poderosa semissereia grávida de 28 meses e um cangaceiro de All Star, Ferro, Água & Escuridão é a terceira parte da série de fantasia que recria os mitos do folclore brasileiro de maneira nunca antes vista..

Cada livro, uma aventura. Cada aventura, um aprendizado em folclore, no Brasil e amadurecimento de personagens. Cada (isso tudo que falei antes) uma forma mais de surpreender o quanto nosso Brasil é rico de histórias e lendas.

Uma coisa é certa, eu fui ler esse livro com uma ansiedade gigante, ainda mais depois de ter relido os dois primeiros para resenhar e pegar detalhes que deixei passar da primeira vez. Não me arrependo de nada e ainda digo mais... Pensando seriamente em reler a trilogia para ler o lançamento que vem no próximo ano.

Entre gorjalas, cangaceiros, deuses, e sonhos que mais parecem filmes 3d, nós embarcamos em uma aventura repleta de acoes e surpresas que faram seu queixo cair. Senhor Castilho teve a ousadia e coragem de fazer com alguns personagens, muito mais que alguns outros autores não tem.

Livro repleto de referências ao nordeste, seja em sotaque ou gírias, o que mais deixa lindo no livro é que tudo gira em torno do Velho Chico, como chamamos aqui no nordeste, que é o Rio São Francisco que percorre 5 estados em mais de 500 municípios até o mar. Uma magnitude dessa merece não somente uma homenagem, mais quase metade de um livro inteiro somente com histórias em torno dele. Juntamos nesse duas duas coisas genuinamente brasileiras, o folclore e o rio.

P.S. 1: Amo ser nordestino!
P.S. 2: Vai ter mais história de alguns personagens. Yeahhhhh!!

"...as vezes nossos erros nos encurralam. E que a única saída nesses momentos é correr na direção deles e abraçar as consequências."

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.