quarta-feira, 16 de março de 2016

[Resenha] O Ouro de Quipapa - Hubert Tézenas - Vestígio - 2014


Resenha abaixo não contem spoilers.

Skoob - Compare e Compre - Loja Recomendada


Infelizmente conhecemos em que brasil vivemos, desonestidade, corrupção, sem moral, sem ética. E estamos num estágio alguns se conformaram, o que é super errado! Mas quando vemos que um 'Gringo' retrata isso de forma mais fiel possível ficamos ainda mais abismados. Foi o que esse livro me trouxe, vergonha, desânimo e alguns momentos embrulhos no estomago, pois sabemos que isso é mais real. Sem apologias políticas, sem meias palavras Hubert dita o que não podemos fechar os olhos para essas situações.

Recife, 1987. No escaldante e abafado outono nordestino, Alberico Cruz, um homem comum, corretor de imóveis, é testemunha de um crime. De principal suspeito, torna-se o culpado ideal. Acusado de assassinato, nosso anti-herói se vê brutalmente lançado no inferno da prisão. Sua luta pela sobrevivência o introduz em um mundo de violência do qual nada conhece: o mundo dos senhores da cana-de-açúcar, às portas do sertão pernambucano.

Antes de tudo precisamos saber que o Hubert Tézenas é um estrangeiro que viveu durante muito anos aqui no brasil, principalmente na área de Pernambuco (Minha terra S2) e ele vem trazendo uma leitura por diversas pesada e por vezes extremamente realidade, seja no ano de 1987 onde retrata, mas percebemos que é mais atual do que imaginamos.


Corrupção, Mortes e falta de moral permeia esse livro do início ao fim, com nuances de um thriller que pode mundo bem ser real, do nosso lado e nunca sabermos, por fechar os olhos?! Por seguimos uma vida 'padrão' e não olhar as mazelas que nos rodeiam dia-a-dia?! O que importa mesmo que é esse livro vai lhe dar uma pequena noção do que (escolhemos?!) não olhar para não atrapalhar na nossa vida.

Imaginemos que fosse real essa história, mesmo depois disso tudo que Alberico passa, é uma sociedade que o 'obriga' a entrar no circulo vicioso que vem deste o 'descobrimento do brasil', pois senão quem acaba perdendo não é somente ele, como também aqueles ao seu redor que nada teve haver com essa situação.

Não vou mentir, que tenho medo de uma situação dessa, pois você fica de mãos atadas quase em fazer nada, rezar, sofrer, correr atrás de quem pode ainda confiar, acreditar em você, e ainda viver com uma sobre pairando as suas costas por termos uma mídia, se sua maioria, sensacionalista que mancha sua reputação com meias palavras, e isso tudo complica quando temos uma sociedade que tem preguiça de pensar, tem preguiça de ler e ainda pior, tem preguiça de pesquisar. Não tó falando de pesquisa de 2 ou 3 sites, mas sim de pesquisa aprofundada onde você pode ter uma teia em que se basear sua opinião.

Tenha certeza, mesmo que esse livro você esqueça depois de ter lido, ele deixará uma marca em você, mesmo que você não perceba. Quando olhar para uma situação parecida, ou algo que remeta a uma falta de moral ou de corrupção, você há de pesquisar e saber qual real da situação.

Se você é daqueles que vê a situação no pais como 'normal'? Desculpa... esse livro não serve para você! Mas se você quer mudar, mesmo que pouco a sua vida onde sabemos que os políticos são sujos, a maioria, mas precisamos saber que esse problema vem de berço da população e eles são um reflexo do que, a maioria, é... então esse livro é certo para você sentir mais ainda que precisamos mudar essa situação o mais breve possível, se não urgente!


P.S.: Como no livro, me abstenho de comentar qualquer informação política, seja partidário ou não, seja atual ou não. Resenha é feita inteiramente para discussão do livro acima. :) Agradeço o entendimento. 

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

3 comentários:

  1. Parece ser um livro interessante, mas não sei se tenho estômago para lê-lo agora. Talvez quando a situação brasileira se estabilize um pouco e eu tenha respirado possar desfrutar dessa obra.
    Gosto de saber opiniões das pessoas de fora, não por achá-las melhores, mas porque elas possuem certo distanciamento que permite maior clareza.

    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a reposta Bruna, realmente nessa crise fica realmente complicado, e não deixe de pesquisar e não esqueça também de ler ele... vale super a pena.

      Excluir
  2. Olá Higor!
    Não conhecia o livro e curti sua resenha! É triste ver o Brasil retratado dessa forma mas é a triste realidade :(
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.