terça-feira, 10 de maio de 2016

[Resenha] O Oráculo Oculto - Rick Riordan - As Provações de Apolo - Livro 1 - Intrinseca - 2016


Resenha abaixo não contem spoilers.

Título Original: The Hidden Oracle (The Trials of Apollo #1)
Páginas: 320
Informações do Livro: Skoob - GoodReads
Onde Comprar: Compare e Compre - Saraiva - Amazon- Submarino
Leia Amostra Grátis: Amazon - Saraiva
Outros Livros do Rick Riordan: Magnus Chase e os Deuses de Asgard - A Espada do Verão

"Sou fã e quero service". Com essa frase eternizada por Érico Borgo do site omelete resume bem sobre a série as Provações de Apolo(oiá eu prevendo futuros :) ). Para quem não leu a série, vai ter uma história divertidíssima e para quem é fã vai ter uma série que será um verdadeiro Fã Service supremo de todos os tipos com vários personagens que conhecemos. Mais uma vez Tio Rick acertando em cheio nossos corações e aqueles que não conhecem.
Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.Em O oráculo oculto Rick Riordan retoma os acontecimentos do último livro da série Os heróis do Olimpo..

Fui extremamente ansioso em ler O Oráculo Oculto por pura e simplesmente vontade de amenizar minha falta de livros do Tio Rick, que vicia e deixa você em abstinência, mas a partir desse ano ele começa a lançar 2 livros por ano, sendo 1 no primeiro semestre do ano com a série das provações de apolo e no segundo semestre a continuação do Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que por sinal já fiz resenha aqui no blog, dá uma conferida lá.

P.S.: Intrínsica, como sempre linda, publicará os livros no mesmo dia que lançar as versões originais. (Ao que tudo indica).

Como falei no início, quem não conhece o tipo de escrita do Tio Rick, não vai ficar para trás pois ele além de inserir diversas informações, que o leitor não deverá saber por não ter lidos os livros anteriores, ainda em diversas situações explica de uma forma fenomenal que você entende de forma fácil e tranquila, mas como sempre é bem melhor a séries antes e conhecer.

Contudo essa série é para quem CONHECE as séries anteriores, e digo TODAS elas, pois ele mesmo já explicou que irá reunir todos nessa saga, e isso trás um desafio enorme de poder juntar Romano e Grego (5 livros sobre mitologia romana e 5 Livros sobre mitologia Grega, fora os adendos) junto com a Egípcia (3 livros fora os adendos) mais a Nórdica (1 livro, mas confirmado que é uma trilogia, fora os adendos). Já sabemos que existe ebooks que fazem 3 ligações entre o mundo Grego e Egípcio, mas juntar realmente tudo de vez é um trabalho que o Tio Rick irá resolver com maestria.

Não nego que li o primeiro livro (Comprei o ebook pois não tive tempo de comprar o físico, na qual eu farei a compra!) em um dia de tão empolgado que eu estava, e não me arrependi, mesmo sabendo que ele ainda continua com a mesma narrativa e que em determinados momentos era previsível algumas situações, porém ele não deixa de surpreender com outras situações tão simples mas tão marcantes.

Novamente com personagens que fará você dar altas risadas e outros personagens que fará você ter vontade de voltar aos livros anteriores e ler tudo novamente só para o caso de estar deixando passar alguma referência ou frase, ou personagem, ou pessoa, ou até mesmo a situação. Pois uma coisa é certa, essa série é uma feita principalmente para os fãs, que como eu leria até uma lista de compras dele e não ia deixar de gostar.

Com humor que vai do fantástico ao simples sorisso, lhe dá o que pensar algumas vezes. Tio Rick nos surpreende mais ainda e não tem medo de tocar em diversos assuntos que poucos tem coragem de citar como abandono familiar, relação homossexual, e preconceitos dos diversos tipos. Digo com certeza que ele escolheu o Deus Apolo (nesse caso Ex.) de forma certeira, pois o protagonista leva você pelo livro inteiro e não faz você cansar das piadas, dos momentos séries e nem das reviravoltas, fora as referências.

Volto a repetir... SOU FÃ E QUERO SERVICE, e esse livro fez tudo isso e muito mais, pois amei, to amando e vou amar o que vier pela frente, pois acho bem difícil Tio errar, apesar que as vezes ele diminui o ritmo, mas nunca para.

P.S.: Para quem assistiu Senhor dos anéis vai entender a referência, pois As águias são para Peter Jackson o que é Percy Jackson para Rick Riordan.

Não entendeu? Leia até o fim do livro. Entendeu? HighFive que você acabou de confirmar que é um Geek/Nerd de primeira.

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)

Leia Amostra Grátis:

Share:

6 comentários:

  1. Olá!
    MAS TEM QUE LER TUDO? Vish to lascada huahua estou ainda na metada da saga romana. Mas um dia chego lá. Estou mega curiosa para esse livro!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È preferível ler todos, a experiência é mais completa. Porém dá para ler sem spoiler.

      Excluir
  2. Meu único contato com Rick foi na trilogia dos Kane e apesar de já ter, ainda não li o livro do Magnus. Quero muito ler As Provações de Apolo, mas fiquei com receio por ele trazer algumas coisas de Percy e agora com sua resenha mais ainda, já que ele vai querer misturar a coisa toda. rsrsrs
    Não sei se é impressão minha ou ele está começando a beber da fonte da Cassandra Claire e fazendo séries e trilogias que se ligam de alguma maneira. Minha teoria ficou mais forte ainda, pois no inicio do livro do Mangus ele dedica o livro a Cassandra, por que ela também tem um personagem com o meso nome, mas agora acho que vai muito além disso.

    Pelo pouco contato que tive com o Riordan não tenho do que reclamar e sim desejar ler todos os seus livros.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Respeito de Cassandra não sei... mas digo com certeza que ele está juntando tudo para essa série... e começou super bem!!

      Excluir
  3. Olá!
    Li apenas Percy Jackson e e a saga nova nórdica tá na minha lista.
    Qdo li Percy, pareceu que eu li o mesmo livro 5 vezes, mas por mim tudo bem, eu gostei e era o que eu queria!
    Acontece muito disso. Dan Brown, por exemplo. Quando sair livro novo, vou ficar bem desapontado se não for mais do mesmo.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Higor.

    Não curto mitologias e nem o Rick, sinto por ele a mesma falta de interesse que sinto pelo John Green, por exemplo. Acho que passei da idade, sabe? Mas fico contente que você tenha curtido tanto a leitura. É legal quando a editora lança o livro simultaneamente com a versão original, né?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.