segunda-feira, 6 de junho de 2016

[Resenha] Orgulho e Preconceito - Jane Austen - Nemo - 2016



Resenha abaixo contem pequenos spoilers.

Skoob - Compare e Compre - Saraiva - Amazon


Confesso que nunca li nada sobre Jane Austen, principais motivos são de não me simpatizar com uma obra do tipo dela, e além de ter outras prioridades para leitura. Mas confesso que venho amando mais ainda adaptações de clássicos em Graphic Nóvels, tanto quanto li Machado de Assis Dom Casmurro, como esse que venho fazer a resenha agora. Valeu super a pena... isso digo com certeza! Vem comigo apreciar mais essa bela arte nesse clássico que faz muitas mulheres derreterem por Sr. Darcy. 

Sinopse: Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

Não vou mentir e nem inventar, mas gostei bastante dessa Graphic, principalmente por não conhecer nenhuma das obras de Jane Austen, e com essa nova roupagem do clássico fica melhor para eu entender, que é essa história que fez tantas pessoas lerem, e também que faz tantas pessoas não lerem (\o/) já que por N motivos as pessoas não querem, ou não desejam, ou não conseguem ler esse tipo de obra.

Meu caso é que não consigo ler aquele inglês rebuscado, quando traduzido ainda fica mais rebuscado, além da leitura ser por diversas vezes bem lenta, já que não gosto desse tipo de literatura como também não me acostumo. Olha que já tentei algumas vezes. contudo na época que o livro foi escrito ele era contemporâneo para o período dele, mas que atualmente virou um livro de clássico e de época.

Orgulho e preconceito é daquele tipo de obra que já foi adaptada em tudo quando é canto, seja no teatro, filmes(s) americanos, filme(s) londrinos, séries de tv, livros, spinoff sobre Sr. Darcy, Spinoff sobre Elizabeth. e não podemos deixar de lembrar das inúmeras obras literárias em diversas edições que conhecemos, e olha que essa obra tem mais de 100 anos e isso não é pouca coisa.

As expressões, os traços que são feitos em determinados momentos da exaltação dos personagens é de forma tão discreta, mais ao mesmo tempo tão revelador e importante que você precisa ler pelo menos 2 vezes para poder entender bem os pequenos detalhes em cada cena, em cada frase e principalmente no que aquilo vai se tornar mais a frente.

Não adianta eu vim falar da história pois grande parte conhece e a sinopse acima faz um papel excelente para quem conhecer, ou já conhece e quer relembrar.

Participo ativamente do um Clube do Livro do Grupo Autêntica e foi por ele que conheci essa Graphic, que a principio não era minha intenção de ler, porém digo sinceramente que me arrependi por esse pensamento pois o clube serve para você sair da sua zona de conforto, e foi bem isso que aconteceu comigo ao ler esse quadrinho.

Valeu cada página, valeu cada letra e valeu cada desenho lindo que acabei vendo pois além de fazer me conhecer essa obra que muitos adoram, - e outros odeiam... não sei por qual motivo - me fez sair dessa zona que precisa sempre ser chacoalhada para não ficar sempre naquelas mesmas obras que estamos tão acostumados.

P.S.: Sabe aquela epifania quando você entende o título?! Foi comigo quando terminar de ler.... chega fiz aquela cara de quem descobriu a pólvora kkkk.


Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

Um comentário:

  1. Cara de quem descobriu a pólvora é ótimo kkkkkkk,sou apaixonada por esse livro e essa história. O filme é o meu favorito da vida <3 amei essa ideia que eles tiveram de virar quadrinho mas o livro é tão caro que nunca compro :(

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.