terça-feira, 14 de junho de 2016

[Resenha] Oníria - O Reino dos Sonhos - B. F. Parry - Livro 1 - Verus - 2016



Resenha abaixo não contem spoilers.

Reino dos sonhos, mundo mágico onde tudo é possível, basta mera imaginação e observação e tudo o que deseja pode ser realizado, porém existe condições e leis imutáveis. Animais Falantes, transmorfos, gente que é ótima de luta mas péssima de comida. Um livro que vem misturando tudo que conhecemos de universo mágico, seja de pura e simples mágica até  Dragão. Sonhos, pesadelos e aventura, vem comigo embargar nesse fantástico mundo imaginário. 
Eliott, de doze anos, aparentemente é um menino como outro qualquer. Até o dia em que sua avó lhe dá uma ampulheta mágica que lhe permite viajar a um mundo tão incrível quanto perigoso: Oníria, o Reino dos Sonhos. Um mundo onde milhares de personagens e universos ganham vida, assim como as coisas mais loucas e assombrosas sonhadas todas as noites pelos seres humanos. Um mundo no qual o espírito do pai de Eliott, mergulhado em um sono misterioso, estaria preso há vários meses. 
Estudante comum de dia, mas um poderoso Criador à noite, Eliott pode fazer aparecer tudo o que deseja pelo simples e imenso poder de sua imaginação. Explorando Oníria para salvar seu pai, Eliott se verá confrontado com seu extraordinário destino: ele descobrirá que é o Enviado, encarregado de salvar o reino, ameaçado pela sangrenta revolução dos pesadelos. 

Oníria é um reino onde tudo é possível graças a mágica da imaginação, em um reino dos sonhos é bem possível que nada seja impossível. Mas para correr atrás de um Ser onde tem possibilidade de salvar o entende querido, vemos como é funcionamento com leis imutáveis, com animais e pessoas extraordinárias e situações para lá de estranhas.

Reino dos sonhos como é conhecido, sabemos que há uma pequena 'guerra' onde os sonhos tem medo dos pesadelos, onde é sabido que antes a convivência era extramente pacífica e agora se tornou um verdadeiro campo onde a tudo e todos existe a desconfiança, e nesse meio que Eliott é jogado pela sua avó para correr atrás de salvar seu pai, que acredita estar preso a esse mundo de sonhos.

Com uma mistura de Harry Potter, Eragon e Nárnia vemos que o mundo nada mais nada menos que uma reconstrução de um espaço fantástico baseado nos sonhos das pessoas, e não sei se eu passei dessa fase mais 'jovem' ou é porque o livro tem mais essa prática de ser direcionado ao público de menor idade, eu me senti lendo um livro de criança com mais páginas que o normal, ou um livro juvenil de mais para mim.

Explicando melhor... o livro é bom sim, não é ruim, o embalo de leitura é super agradável, mas sabe quando não tem aquelas reviravoltas extraordinárias e por vezes bem previsíveis?! É Oníria. Super simples, super fofo e com momentos de descobrimento como é a cabeça de um jovem com 13 anos, e onde acredito que o livro é destinado. Tenho 27 anos e me senti num parque de diversões onde já conheço todos os brinquedos de cabo a rabo. Me diverto, mas não tanto quando uma pessoa que não conhece esse mesmos brinquedos.

Tanto que o final não me deixou com muita vontade de continuar, apesar que irei continuar (a priori) mas não com tanta intensidade como eu quis ler esse primeiro livro. Prevejo amadurecimento do protagonista, com perdas de grandes amizades, uma briga 'épica' e com uma morte inesperada. Desculpa que acredito que os dois próximos livros sejam previsíveis.

Sabe aquele sobrinho que começou a ler a pouco tempo, ou aquele que já tem uma pequena bagagem de leitura e que beira aos 15 no máximo? Ele vai adorar essa literatura. Já aquele que já lê diversos tipos de aventura um pouco mais elaboradas.... já não indico tanto.

"No entanto, quando a avó ergeu a cabeça, eliott leu uma determinação feroz em seus olhos."


Sorteio 1 Exemplar Oníria + Marcadores. 

a Rafflecopter giveaway
Regulamento:
- O(a) ganhador(a) precisa ter endereço de entrega no Brasil.
- É necessário que o(a) ganhador(a) siga as regras estabelecidas no formulário.
- O(a) vencedor(a) deverá responder e-mail confirmando seus dados em até 72h. Caso isso não ocorra, o sorteio será refeito.
- O prêmio será enviado em até 45 dias úteis após o envio do endereço.
- O blog não será responsável por extravio, roubo ou perda ocasionada pelos Correios. (Porém iremos sempre ajudar no quesito de abertura de reclamação junto ao Órgão)
- A promoção é válida até o dia 31 de Junho.


Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)
Share:

Um comentário:

  1. Gostei da sinopse, achei bem original até, e ao ver que tem um pouco a ver com Harry Potter e Nárnia, gostei mais ainda. E sobre o livro ser simples e previsível, eu nunca tive problemas com leituras assim, até curto, porque não é sempre que eu preciso ler um livro bem elaborado, às vezes é bom intercalar com uma leitura mais leve. Adorei a resenha, bjs.

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.