terça-feira, 13 de setembro de 2016

[Resenha/Maratona Literária] As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago - WMF Martins Fontes - 2009

Resenha abaixo não contém spoilers.

Título Original: The Magician's Nephew (The Chronicles of Narnia (Publication Order) #6)
Páginas: 98
Informações do Livro: Skoob - GoodReads
Onde Comprar: Compare e Compre - Saraiva - Amazon - Submarino
Leia Amostra Grátis: Amazon

Esse é o primeiro livro das Crônicas (não o primeiro a ser publicado) que dá origem ao que muitos conhecem a base do filme, que infelizmente começou pelo segundo livro. Nele conhecemos diversos detalhes deste a criação de Nárnia, até informações de quem é o urso, a feiticeira, alguns animais e principalmente que diacho de poste é aquele no meio da mata.

"Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como 'As crônicas de Nárnia'. Nos últimos cinqüenta anos, 'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, 'As crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades."
Sempre gostei de Nárnia, e olhe que foi um dos primeiro livros com mais de 300 páginas que eu tinha lido. Até hoje eu lembro de quando entrei na livraria Siciliano (na época) e pedi a meu pai de presente aquele livro 'gigante' de mais de 700 páginas por uma bagatela de R$ 99,00 (hoje podendo ser encontrado por menos de 18 reais, links no início da resenha, na mesma edição).

De lá para cá essa é a minha sexta leitura dessa obra que amo tanto, não é uma das melhores da minha vida, mas fica naquele lado que Djavan tanto canta. Uma vez quando comprei, uma vez a cada filme que ia ser lançado fora os extra nesse meio tempo. Essa sexta vez junto duas coisas em uma, a releitura dele em plena maratona literária, proporcionado pelo @meninoliterario  e para resenhar ele parte por parte. E devo dizer que estou adorando.

Preciso dizer que os livros as Crônicas não foram escritos na ordem certa. Eles foram meio que bagunçados e esse primeiro livro foi o sexto a ser publicado. Escrito na época para elucidar dúvidas para o público de quem era aquele leão, de onde provia a magia do guarda roupa, e que diacho de poste era aquele no meio do mato.

Por meio de uma didática super simples Clive Staples Lewis, ou mais conhecido por C. S. Lewis escreveu sempre para publico infanto-juvenil e vemos bem isso nesses livros. É de se destacar duas coisas, primeiro que ele fazia parte de um clube de escritória para troca de idéias onde estava também J.R.R. Tolkien e tiveram uma briga feia e passaram anos sem se falar. A segunda que Lewis era muito religioso e sempre fala disso em seus livros para o jovem.

Com cenas que fazem pura alusão a cenas da bíblia e ensinamentos religiosos, deste a criação do mundo em questão de minutos, maças com promessa de juventude eterna, tentação do mal frente a essa maça, também como nomes de Adão e Eva permeiam pelo livro inteiro, misturado a pitada de fantasia que faz tudo aquilo a uma alusão principal. Dai não posso falar pois é spoiler.

Mas Higor, esse livro é antigo e diversas pessoas leram. Concordo, contudo muita gente não leu e nos filmes isso não é explicito, pois só é dito no ultimo livro, que foi escrito como a ultima crônica para encerrar e fechar as histórias que foram criadas.

Começo a ler agora A feiticeira, o leão e o Guarda-Roupa que deu fama as crônicas aqui no Brasil, principalmente por conta do filme.  

Obs.: Prefiro não notificar o livro, pois eu não tenho a capacidade de enumerar de 0 a 10 o quão ele pode ser ruim ou não. Prefiro deixar você descobrir. E se por ventura houver erro de português, não deixa de me avisar, sou humano e vou errar! (Essa observação irá em todas as resenhas)

Leia Amostra Grátis:

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.