segunda-feira, 31 de julho de 2017

Resenha | Sonata em punk Rock - Babi Dewet - Gutenberg - 2016


Resenha abaixo não contém spoilers.

Título Original:Sonata em punk Rock
Páginas: 300

Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Babi, por favor me leva para Vilela!!!


Gente, como começar a falar desse livro que me prendeu por 5 horas?

Sabe quando o livro te chama atenção, só pela capa? Então foi o que aconteceu comigo, pois a edição de Sonata em Punk Rock é muito linda. A história em si é muito divertida e envolvente.

Valentina Gontchavov, é uma garota de 18 anos que sonha entrar para o melhor conservatório de Musica que existe. Conservatório Margareth Vilela, prepara jovens músicos de todo país. Mas tem um único problema Tim, não tem condições de bancar seus estudos no Conservatório. 
Mas é ai que seus problemas acabam, Valentina é filha de um famoso musico que nunca havia dado atenção a garota, mas por ela possuir o mesmo dom de seu pai, ele acaba arcando com as despesas de seus estudos e ai nossa querida e destemida Tim embarca para Cidade da Música.

O conservatório é diferente de qualquer lugar que Valentina já pisou. Lá só estuda quem é rico e muuuuito rico. Ou seja uma garota totalmente punk entrando num lugar que exala calmaria e classe, já imaginamos o que essa garota vai agitar nessa escola.

Kim, é o melhor pianista do conservatório, um jovem gênio e promissor musico, filho da diretora do conservatório. O garoto é completamente anti social, seu circulo de amizade gira em torno de colegas filhos de amigos de sua mãe. Kim não vai com a cara de Valentina logo de cara, mas a garota causa uma certa inquietação no jovem pianista.

O conservatório em si, ensina coisas clássicas, o que não tem nada haver com a Tim, que só tem em comum com o lugar seu ouvido absoluto e seu amor pela musica. Porem para Valentina se dar bem na escola é preciso aprender sobre musicas clássicas e no minimo aprender a tocar um instrumento que não seja sua velha guitarra. E é ai que os caminhos de Valentina e Kim se cruzam novamente.

O livro tem ótimas referencias musicais, não só do gosto da Tim, como boas musicas clássicas. 

O que eu mais gostei da história que a Babi desenvolveu é que o romance foi deixado como segunda opção. Pois o que ela realmente queria mostrar para nós leitores foi seu vasto conhecimento de musicas boas. O romance é claro que tinha que ter, foi desenrolado naturalmente e não deixou nada ao acaso. 

Pelo livro se tratar de um trilogia, Babi Dewet, fechou bem a história de Kimtim. 

Realmente vale a pena ler o livro e em seguida conferir a playlist no SpotifyPlaylist Sonata em Punk Rock - Babi Dewet


Babi, trabalhou muito bem questões muito importantes para todas as idades. Sem falar das, diversas referências a cultura pop, o universo geek e cultura asiática.

Com uma narrativa muito atual e muito bem trabalhada, eu me encantei com o livro. Babi, nos faz querer entrar no mundo da Cidade Musica, com isso podemos enxergar o quanto ela pesquisou para construir sua história. 

O vídeo abaixo é a musica de encerramento do livro. Muito Rock'n'roll.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre Nós

Sobre Higor e Juliana: Casal geek, cinéfilos, leitores compulsivos. Amantes de um bom seriado e perdidamente apaixonados pelo mundo da literatura.